Rupture Disk
O Sistema STA-SAF

O Sistema STA-SAF®

O sistema Sta-Saf combina seis tipos de disco de ruptura e três opções de alojamentos que oferecem ao usuário discos de ruptura reversos com longa vida útil com diâmetro de 1"(25mm) a 36" (900mm) com pressões de ruptura de 5 psi (0.34 bar) a 2000 psi (137.9 bar).

Este catálogo descreve os modelos de disco de ruptura JRS™, S-90™, RLS™ e FRS™ e suas respectivas opções de alojamentos. Uma vasta combinação de diâmetros e pressões de ajuste é oferecida por meio destes produtos com diversas aplicações que operam em mais de 50.000 instalações ao redor do mundo.

Os discos de ruptura SKr & Sigma, de tecnologia mais avançada da família Sta-Saf, possuem catálogo dedicado (77-4003 e 77-4011 respectivamente).

Características Padrão da
Família STA-SAF®

Discos de Ruptura STA-SAF®:

  • Operam com 90% ou mais da pressão de ruptura
  • Resistentes ao vácuo
  • Construção metálica permitindo ótimas condições de estanqueidade
  • Projetado para não fragmentar
  • Recomendados para a isolação de válvulas de segurança
  • Identificação com plaqueta metálica com dados rastreáveis bem como sinalizações de aprovações especiais (ASME, CE, etc) se necessário.

Alojamentos STA-SAF®:

  • Calota do disco protegida pelo alojamento para todas as dimensões.
  • Pinos de posicionamento asseguram a centralização do disco de ruptura e o correto posicionamento do disco dentro do alojamento.
  • Sistema de vedação tipo “Bite” para discos de 2” (50mm) e maiores que asseguram estanqueidade quando instalados apropriadamente.
  • Seta de fluxo que indica a direção do fluxo após a instalação.
  • Tomada opcional para montagem de conjunto delator no alojamento de saída.
  • Ranhura espiral de 125-250 AARH nas faces de entrada e saída do alojamento que terão contato com as faces de contato com flanges de processo a fim de melhorar o desempenho das juntas de vedação.
Disco de Ruptura Use no Alojamento
S90 SRB-7RS, SRB-7FS ou S90-7R
JRS SRB-7RS ou SRB-7FS
FRS SRB-7RS, SRB-7FS ou S90-7R
RLS SRB-7RS ou SRB-7FS

Opções de Materiais para os Discos de Ruptura STA-SAF®

Materiais padrão e suas máximas temperaturas recomendadas de serviço para os discos de ruptura Sta-Saf são:

Material Discos de Ruptura Temperatura Máxima Recomendada
Níquel (alloy 200) S-90, RLS, JRS, FRS, SKR, Sigma 750° F 399° C
Monel® (alloy 400) S-90, RLS, JRS, FRS, SKR, Sigma 900° F 482° C
Inconel® (alloy 600) S-90, RLS, JRS, FRS, SKR, Sigma 1100° F 593° C
Aço Inoxidável S-90, RLS, JRS, FRS, SKR, Sigma 750° F 400° C
Hastelloy® C-276 (alloy C-276) S-90, RLS, JRS, SKR, Sigma 900° F 482° C
Tântalo RLS, SKR 500° F 260° C
Titânio SKR 572° F 300° C
Alumínio S-90 250° F 120° C
Filmes de Fluorpolímero (TEF) para Revestimento S-90, RLS, JRS, FRS, SKR, Sigma 500° F 260° C

A temperatura máxima recomendada para cada material foi determinada a partir das recomendações dos fabricantes do material e a experiência dos usuários. Os discos de ruptura empregam o níquel e suas ligas a fim de oferecer ao usuário uma gama de materiais com excelente resistência a corrosão e estabilidade térmica particularmente no caso do Inconel (Alloy 600).

Hastelloy é marca registrada da Haynes International Inc., Monel e Inconel são marcas registradas da Inco Alloys International, Inc. BS&B pode utilizar materiais equivalentes de outras fontes.

Filmes de fluorpolímero estão disponíveis como uma barreira adicional à corrosão para quase todos os discos de ruptura da linha Sta-Saf. Coloque no pedido "REVESTIMENTO EM TEF LINER" quando necessário. O revestimento é aplicado no lado de entrada do disco de ruptura exceto se especificado diferentemente.

Fluoropolymer é o material tipicamente utilizado (FEP, PFA ou PTFE, por exemplo).

Esta variedade de materiais oferece ao usuário a possibilidade de selecionar o material do disco de ruptura mais adequado ao fluido de processo. A corrosão do material do disco de ruptura afetará o desempenho do produto bem como poderá levar à falha prematura do disco de ruptura ou vazamentos.

Relação de Pressão de Operação

Os discos de ruptura da família Sta-Saf podem operar com pressões de até 90% da pressão de ruptura estampada na plaqueta (ou 95% da pressão mínima de ruptura) para pressões de ruptura de 40 psi (2.76 bar) ou maiores.

Para pressões de ruptura menores que 40 psig, a relação de pressão de operação é 90% da mínima pressão de ruptura. Para as aplicações que exigem uma pressão de operação mais próxima à de ruptura selecione o disco de ruptura Sigma EXL™ (vide catálogo 77-4011) que pode operar com até 100% da pressão mínima de ruptura.

Pressão Diferencial

Os discos de ruptura são sensíveis à pressão diferencial percebida entre as faces de entrada e de saída. Por favor, leve isto em consideração quando definir condições de serviço do disco de ruptura para melhor estabelecer as especificações do produto.

Tolerâncias da Pressão de Ruptura

Toda a linha de discos de ruptura Sta-Saf oferece as mesmas tolerâncias de pressão de ruptura. Independente da abordagem da tolerância de pressão de ruptura ser ASME (América do Norte) ou ISO (Europa) a BS&B aplica a tolerância de pressão de ruptura e uma faixa de fabricação opcional.

Tolerância de Ruptura é a variação da pressão na qual o disco de ruptura deve romper. A tolerância da pressão de ruptura pode ser +/-5% da pressão de ruptura para discos com pressão de ruptura maior ou igual a 40 psig (2.76 bar) ou +/- 2 psig (+/-0.138 bar) para discos com pressão de ajuste menor que 40 psi (2.76 bar).

Faixa de Fabricação é a faixa de pressão (sempre aplicada para baixo da pressão de ajuste solicitada pelo usuário) que simplifica a fabricação e torna o produto mais econômico para o usuário desde que tal tolerância seja possível de ser acomodada na aplicação do disco.

As faixas de fabricação (do inglês Manufacturing Design Range - MDR) oferecidas para toda a linha de Discos de Ruptura Sta-Saf são:

    MDR= 0: a faixa zero deve ser usada onde o usuário requerer a menor variação possível entre a pressão normal de serviço e a pressão de ruptura.

    MDR= -5%: aplicada à pressão de ruptura solicitada, a faixa de -5% permite uma tolerância adicional de 5% aplicável para baixo da pressão de ruptura solicitada pelo usuário.

    MDR= -10%: aplicada à pressão de ruptura solicitada, a faixa de -10% permite uma tolerância adicional de 10% aplicável para baixo da pressão de ruptura solicitada pelo usuário.

Nota: A faixa de fabricação e tolerância de ruptura são cumulativas. Em especificações Européias/ ISO, a tolerância de ruptura e faixa de fabricação estão combinadas. Em especificações ASME, a pressão de ruptura gravado na plaqueta de identificação para um lote de discos de ruptura deve estar dentro da faixa de fabricação acordada sendo a tolerância aplicável sobre o valor gravado na plaqueta.

Dois passos para a especificação da pressão de ruptura:

1. Decida entre o padrão ASME (Norte Americano, com ou sem a marcação UD) e o ISO (Europeu, com ou sem a marcação CE).
2. Selecione a faixa de fabricação apropriada à sua aplicação (0, -5 ou -10%), e verifique se ela está disponível para o modelo de disco selecionado.

Relação entre Pressão de Ruptura e Temperatura

A pressão de ruptura para todos os tipos de Discos de Ruptura é parcialmente definida pelas propriedades físicas do material utilizado na fabricação. O Limite de Resistência varia em função da temperatura o que leva à variação da pressão de ruptura. Se comparados com os discos de ruptura convencionais, os discos de ruptura reversos (toda a linha de discos Sta-Saf é de discos reversos) são menos sensíveis às variações de temperatura. Entretanto, para maior precisão e desempenho, a BS&B testa e certifica a pressão de ruptura na temperatura especificada pelo usuário.

O usuário deve definir criteriosamente a temperatura de uso do disco de ruptura nos casos em que a pressão de operação e temperatura puderem subir rapidamente. A BS&B aconselha o Inconel (Alloy 600) para aplicações com grandes variações de temperatura devido à sua excelente estabilidade térmica.

A pressão de ruptura para todo lote de discos Sta-Saf é certificada na temperatura especificada. Os testes são realizados em temperaturas abaixo ou acima da ambiente. O teste de ruptura conduzido na temperatura especificada pelo cliente assegura maior precisão ao produto. Contate a BS&B caso a temperatura de operação for superior à de ruptura.

KR: Fator de Resistência ao Fluxo

O Fator de Resistência ao Fluxo "KR" pode ser usado para determinar a capacidade de alívio de um sistema quando usado as técnicas tais como as descritas no Crane Technical Paper No. 410.

Valores individuais de KR foram definidos para aplicações com gases e líquidos para os discos de ruptura Sta-Saf. Deve-se ter muito cuidado em usar o valor correto do KR para o dimensionamento da tubulação.

Quando o valor KR é gravado na plaqueta do disco de ruptura da linha Sta-Saf, os discos voltados para aplicações em gás serão gravados como KRg ou KR (GAS), e os discos para aplicações em líquido serão KRl ou KR (LIQ). Quando empregados os valores KR para dimensionamento, é empregado o diâmetro nominal (assumindo tubos Schedule 40) do tubo de descarga. Quando usado o dimensionamento com “coeficiente de descarga” deve-se usar a Área Mínima Livre de Fluxo (Minimum Net Flow Area - MNFA) ou área Livre de Alívio (Net Relief Area - NRA).

The S-90 Rupture Disk (Bursting Disc) manufactured from Inconel (alloy 600) material has the lowest available "KRg" value of 0.232. KR.

Você pode obter os valores de MNFA e NRA no website da BS&B www.bsbsystems.com, com nossos representantes de vendas ou com nossos distribuidores.

Instalação

Os discos de ruptura da família Sta-Saf foram projetados para instalação entre flanges processo. Os alojamentos são compatíveis com as normas internacionais de flanges que incluem: ANSI, DIN, JIS, BS, ISO, AFNOR e UNI. Juntas, compatíveis com o fluido de processo, devem ser usadas entre o alojamento e os flanges de processo para fins de vedação do sistema.

A configuração única dos alojamentos SRB-7RS permite que o mesmo alojamento seja instalado em flanges de diferentes classes de pressão. Por exemplo, o alojamento SRB-7RS 1”(25mm) pode ser instalado em flange ANSI 150/ 300/ 600, DIN PN10/ 16/ 25/ 40 e JIS PN10/ 16/ 20/ 30/ 40. Isto reduz o estoque de alojamentos por parte do usuário e provê práticas de instalação simplificadas.

Conformidade Normativa

A família de produtos Sta-Saf foi projetada para atender os requisites das normas internacionais de discos de ruptura.
Estão disponíveis certificações para as Normas ou Códigos que seguem:
ASME Seção VIII (incluindo a marcação “UD”)e Seção III
CEN ISO 4126 Parte 2 (pendente); Marcação “CE”
ISO 6718, BS2915, SVTI, Stoomwezen
TUV AD Merkblatt A1
A família de Discos de Ruptura Sta-Saf está conforme com as recomendações da API RP520 Parte 1.

Conjuntos de Discos Duplos (Double Disk Assemblies)

Os conjuntos de discos duplos consistem em dois discos montados em alojamentos de três componentes: um disco de ruptura é montado entre o alojamento de entrada e o alojamento intermediário e o segundo disco de ruptura é montado entre o alojamento intermediário e o alojamento de saída Os alojamentos de modelo SRB-7RS e S90-7R estão disponíveis para o “Double Disk Assembly”.

Aplicações:

1. Prevenção de vazamentos de produtos corrosivos, tóxicos ou de alto custo combinada a uma extensão da vida útil do disco de ruptura em processos contínuos. O primeiro disco isola e protege o segundo disco contra fluidos corrosivos de processo. Vazamentos originados por fadiga ou corrosão do primeiro disco serão retidos pelo segundo disco de ruptura. A parada de manutenção para a substituição do disco rompido pode acontecer em uma paralisação programada (é necessária a utilização de um conjunto delator entre os dois discos de ruptura).

2. Eliminação do efeito da contra pressão sobre o primeiro disco de ruptura – o segundo disco de ruptura fica exposto à contra-pressão do sistema isolando o primeiro disco. Qualquer variação da pressão diferencial que seria causada no primeiro disco pela variação da contra-pressão é eliminada permitindo que o disco atue corretamente no valor ajustado. Neste caso, o segundo disco de ruptura pode ser ajustado para uma pressão de ruptura mais baixa que a do primeiro disco para compensar a contra-pressão e assim romper a juntamente com o primeiro disco.

3. Válvula de Abertura Rápida. Pressurizando-se o volume contido volume entre os dois discos, quando a pressão de processo atingir a pressão de ruptura os dois discos atuarão virtualmente de maneira simultânea provendo uma abertura plena de alívio.

Disco de Ruptura S-90™ - Vincos Cruzados de Precisão
Disco de Ruptura Reverso

O disco de ruptura modelo S-90 é conformado, precisamente vincado que quando exposto à sua pressão de ruptura se reverte e abre ao longo dos vincos cruzados oferecendo abertura total de alívio.

O disco de ruptura reverso (expostos à tensões de compressão) S-90 oferece uma longa vida útil em condições cíclicas quando comparado aos discos de ruptura convencionais (expostos à tensões de tração). O disco S-90 possui excelente resistência à fadiga resistindo a 1.000.000 de ciclos de pressão entre zero e 90% da sua pressão de ruptura.

  • Projetado para não fragmentar
  • Resiste ao vácuo total ou contra pressão de valor igual ou menor que sua pressão de ruptura (consulte a BS&B para valores mais elevados)
  • Aplicável para pressões de operação de até 90% da pressão de ruptura gravada na plaqueta e 95% da pressão mínima de ruptura (CEN ISO 4126-2 norma pendente)
  • Aplicável para gases (aceitável a aplicação com líquidos desde que haja uma interface gasosa entre a superfície do líquido e a do disco)
  • Relação segura de dano de 1,5. O disco S-90 danificado ou instalado incorretamente romperá com até 1,5 vezes a pressão de ruptura gravada em sua plaqueta.
  • Relação segura de reversão igual ou menor que 1,5. O disco S-90 e alojamento, se instalado invertido em um sistema pressurizado, romperá com até 1,5 vezes a pressão de ruptura gravada em sua plaqueta.
  • Excelente resistência a fadiga em condições de pressão pulsante ou cíclica.
  • Ideal para a isolação de válvulas de segurança.
  • Menor coeficiente de resistência publicado para discos fabricados em Inconel (Alloy 600) KR (Gas) de 0.232.
  • Revestimento opcional em TEF aumenta a resistência à corrosão (na face da entrada ou da saída do disco). Peça “revestimento de TEF” ou descreva os requisites especiais de material.
Material do Disco
Dimensão do Disco Alumínio (Al) Níquel (Alloy 200 -Ni) Hastelloy® Alloy C-276 (Hast C-276) & SS316
in mm Mínimo Máximo Mínimo Máximo Mínimo Máximo
psig barg psig barg psig barg psig barg psig barg psig barg
1 25 75 5.17 125 8.61 125 8.62 1000 68.9 328 22.6 1000 68.9
1.5 40 54 3.72 90 6.2 90 6.21 1000 68.9 282 19.4 1000 68.9
2 50 45 3.1 75 5.17 75 5.17 1000 68.9 230 15.9 1000 68.9
3 80 36 2.48 60 4.14 60 4.14 1000 68.9 167 11.5 1000 68.9
4 100 30 2.06 50 3.45 50 3.45 800 55.2 132 9.10 800 55.2
6 150 24 1.65 40 2.76 40 2.76 800 55.2 92 6.34 800 55.2
8 200 n.a. n.a. n.a. n.a. 35 2.41 700 48.3 n.a. n.a. n.a. n.a.
10 250 n.a. n.a. n.a. n.a. 30 2.07 700 48.3 n.a. n.a. n.a. n.a.
12 300 n.a. n.a. n.a. n.a. 27 1.87 600 41.4 n.a. n.a. n.a. n.a.
14 350 n.a. n.a. n.a. n.a. 25 1.72 500 34.5 n.a. n.a. n.a. n.a.
16 400 n.a. n.a. n.a. n.a. 23 1.59 100 6.89 n.a. n.a. n.a. n.a.
18 450 n.a. n.a. n.a. n.a. 22 1.52 92 6.34 n.a. n.a. n.a. n.a.
20 500 n.a. n.a. n.a. n.a. 21 1.45 84 5.79 n.a. n.a. n.a. n.a.
24 600 n.a. n.a. n.a. n.a. 20 1.38 70 4.82 n.a. n.a. n.a. n.a.
30 750 n.a. n.a. n.a. n.a. 20 1.38 70 4.82 n.a. n.a. n.a. n.a.

Patentes Norte Americanas: 4441350, 4481850 e outras patentes internacionais aplicáveis. Revestimento em TEF disponível para todas as pressões de ruptura. Para pressões de rupturas menores que as mínimas do disco S-90 utilize os discos de ruptura JRS, FRS, SKR ou Sigma. Para pressões de ruptura acima das máximas do disco S-90 utilize os discos de ruptura RLS ou S90-HP (consulte a BS&B para mais detalhes). Hastelloy é marca registrada da Haynes International Inc., Monel e Inconel são marcas registradas da Inco Alloys International, Inc.

Material do Disco
Dimensão do Disco Inconel® (Alloy 600) Monel® (Alloy 400)
in mm Mínimo Máximo Mínimo Máximo
psig barg psig barg psig barg psig barg
1 25 150 10.3 1000 68.9 150 10.3 1000 68.9
1.5 40 110 7.58 1000 68.9 110 7.58 1000 68.9
2 50 90 6.21 1000 68.9 90 6.21 1000 68.9
3 80 72 4.96 1000 68.9 72 4.96 1000 68.9
4 100 60 4.14 800 55.2 60 4.14 800 55.2
6 150 48 3.31 800 55.2 48 3.31 800 55.2
8 200 42 2.89 700 48.3 42 2.89 700 48.3
10 250 36 2.48 700 48.3 36 2.48 700 48.3
12 300 33 2.28 600 41.4 33 2.28 600 41.4
14 350 30 2.07 500 34.5 30 2.07 500 34.5
16 400 28 1.93 180 12.4 28 1.93 180 12.4
18 450 26 1.79 160 11.0 26 1.79 160 11.0
20 500 24 1.65 142 9.79 24 1.65 142 9.79
24 600 22 1.52 118 8.14 22 1.52 118 8.14
30 750 20 1.38 80 5.52 20 1.38 80 5.52

Patentes Norte Americanas: 4441350, 4481850 e outras patentes internacionais aplicáveis. Revestimento em TEF disponível para todas as pressões de ruptura. Para pressões de rupturas menores que as mínimas do disco S-90 utilize os discos de ruptura JRS, FRS, SKR ou Sigma. Para pressões de ruptura acima das máximas do disco S-90 utilize os discos de ruptura RLS ou S90-HP (consulte a BS&B para mais detalhes). Hastelloy é marca registrada da Haynes International Inc., Monel e Inconel são marcas registradas da Inco Alloys International, Inc.

Disco de Ruptura RLS™ - Vinco Circular de Precisão
Disco de Ruptura Reverso

O Disco de Ruptura Modelo RLS é um disco reverso com vinco circular de precisão. Quando o disco atinge sua pressão de ruptura, este disco reverso metálico se reverte, abrindo ao longo do vinco circular (presente na face de saída do disco de ruptura). Uma dobradiça patenteada soldada por resistência ao disco facilita a abertura do disco ao longo do vinco circular e retém a parte central do disco evitando que ocorra fragmentação em pressões elevadas.

  • Aplicável para gases e líquidos
  • Projetado para não fragmentar
  • Resiste ao vácuo total ou contra pressão igual ou menor que a pressão de ruptura (consulte a BS&B para contra-pressões mais elevadas)
  • Aplicável para pressões de operação de até 90% da pressão de ruptura gravada na plaqueta e 95% da pressão mínima de ruptura (CEN ISO 4126-2 norma pendente)
  • Relação segura de dano de 1,5. O disco RLS danificado ou instalado incorretamente romperá com até 1,5 vezes a pressão de ruptura gravada em sua plaqueta.
  • Excelente resistência a fadiga em condições de pressão pulsante ou cíclica.
  • Recomendado para a isolação de válvulas de segurança
  • Revestimento opcional em TEF aumenta a resistência à corrosão (na face da entrada ou da saída do disco). Peça “revestimento de TEF” ou descreva os requisites especiais de material.
Material do Disco
Dimensão do Disco Tântalo Níquel (Alloy 200) Hastelloy® Alloy C-276 &   SS316
in mm Min. Max. Min. Max. Min. Max.
psig barg psig barg psig barg psig barg psig barg psig barg
1 25 125 8.62 2000 137.9 125 8.62 2000 137.9 175 12.07 2000 137.9
1.5 40 85 5.86 1800 124.1 85 5.86 1800 124.1 145 10 1800 124.1
2 50 70 4.83 1800 124.1 70 4.83 1800 124.1 115 7.93 1800 124.1
3 80 55 3.79 1600 110.3 55 3.79 1600 110.3 75 5.17 1600 110.3
4 100 45 3.10 1050 72.4 45 3.10 1050 72.4 65 4.48 1050 72.4
6 150 35 2.41 650 44.8 35 2.41 650 44.8 45 3.10 650 44.8
8 200 n.a. n.a. n.a. n.a. 35 2.41 400 27.6 45 3.10 400 27.6
10 250 n.a. n.a. n.a. n.a. 35 2.41 250 17.2 45 3.10 250 17.2
12 300 n.a. n.a. n.a. n.a. 35 2.41 150 10.34 45 3.10 150 10.34
14 350 n.a. n.a. n.a. n.a. 35 2.41 130 8.96 45 3.10 130 8.96
16 400 n.a. n.a. n.a. n.a. 25 1.72 110 7.58 35 2.41 110 7.58
18 450 n.a. n.a. n.a. n.a. 25 1.72 90 6.21 35 2.41 90 6.21

Patente Norte Americana número 4,404,982 e outras patentes internacionais. A dobradiça montada ao disco RLS é de Aço Inoxidável AISI 316. Revestimento em TEF disponível para todas as pressões de ruptura. Para pressões de ruptura menores que as mínimas dos discos RLS utilize os discos JRS, FRS, SKR, Sigma ou S-90. Hastelloy é marca registrada da Haynes International Inc., Monel e Inconel são marcas registradas da Inco Alloys International, Inc.

Material do Disco
Dimensão do Disco Inconel® (Alloy 600) Monel® (Alloy 400)
in mm Mínimo Máximo Mínimo Máximo
psig barg psig barg psig barg psig barg
1 25 150 10.3 2000 137.9 150 10.3 2000 137.9
1.5 40 105 7.24 1800 124.1 105 7.24 1800 124.1
2 50 85 5.86 1800 124.1 85 5.86 1800 124.1
3 80 65 4.48 1600 110.3 65 4.48 1600 110.3
4 100 55 3.79 1050 72.4 55 3.79 1050 72.40
6 150 40 2.76 650 44.8 40 2.76 650 44.8
8 200 40 2.76 400 27.6 40 2.76 400 27.6
10 250 40 2.76 250 17.2 40 2.76 250 17.2
12 300 40 2.76 150 10.34 40 2.76 150 10.3
14 350 40 2.76 130 8.96 40 2.76 130 8.96
16 400 30 2.07 110 7.58 30 2.07 110 7.58
18 450 30 2.07 90 6.21 30 2.07 90 6.21

Patente Norte Americana número 4,404,982 e outras patentes internacionais. A dobradiça montada ao disco RLS é de Aço Inoxidável AISI 316. Revestimento em TEF disponível para todas as pressões de ruptura. Para pressões de ruptura menores que as mínimas dos discos RLS utilize os discos JRS, FRS, SKR, Sigma ou S-90. Hastelloy é marca registrada da Haynes International Inc., Monel e Inconel são marcas registradas da Inco Alloys International, Inc.

Disco de Ruptura JRS™
Disco de Ruptura Reverso

Disco metálico conformado de baixa pressão, o disco JRS quando atinge a pressão de ruptura se reverte e abre cortando-se contra um anel dentado montado no lado de saída do disco de ruptura. Uma dobradiça posicionada no anel dentado no lado de saída do disco evita que o disco se fragmente.

  • Projetado para não fragmentar
  • Resiste ao vácuo total e a contra-pressão igual ou menor que a pressão de ruptura (consulte a BS&B para contra-pressões mais elevadas)
  • Aplicável para pressões de operação de até 90% da pressão de ruptura gravada na plaqueta e 95% da pressão mínima de ruptura (CEN ISO 4126-2 norma pendente)
  • Aplicável para pressões de operação de 90% da pressão mínima de ruptura para pressões de ruptura de até 40 psig (2.76 bar)
  • Aplicável para gases (aceitável a aplicação com líquidos desde que haja uma interface gasosa entre a superfície do líquido e a do disco)
  • Recomendado para a isolação de válvulas de segurança
  • Relação segura de dano de 1,5. O disco JRS danificado romperá com até 1,5 vezes a pressão de ruptura gravada em sua plaqueta.
  • Excelente resistência a fadiga em condições de pressão pulsante ou cíclica.
  • Revestimento opcional em TEF aumenta a resistência à corrosão (na face da entrada ou da saída do disco). Peça “revestimento de TEF” ou descreva os requisites especiais de material.
Material do Disco
Dimensão Do Disco Níquel (Alloy 200) Inconel® (Alloy 600) Monel® (Alloy 400)
in mm Mínimo Máximo Mínimo Máximo Mínimo Máximo
psig barg psig barg psig barg psig barg psig barg psig barg
1 25 22 1.52 125 8.62 22 1.52 150 10.34 22 1.52 150 10.34
1.5 40 20 1.38 90 6.21 20 1.38 110 7.58 20 1.38 110 7.58
2 50 18 1.24 75 5.17 18 1.24 90 6.21 18 1.24 90 6.21
3 80 16 1.1 60 4.14 16 1.1 72 4.96 16 1.1 72 4.96
4 100 14 0.97 50 3.45 14 0.97 60 4.14 14 0.97 60 4.14
6 150 12 0.83 40 2.76 12 0.83 48 3.31 12 0.83 48 3.31
8 200 12 0.83 35 2.41 12 0.83 42 2.89 12 0.83 42 2.89
10 250 12 0.83 30 2.07 12 0.83 36 2.48 12 0.83 36 2.48
12 300 12 0.83 27 1.86 12 0.83 33 2.28 12 0.83 33 2.28
14 350 9 0.62 25 1.72 9 0.62 30 2.07 9 0.62 30 2.07
16 400 7 0.48 23 1.59 7 0.48 28 1.93 7 0.48 28 1.93
18 450 6 0.41 22 1.52 6 0.41 26 1.79 6 0.41 26 1.79
20 500 5 0.34 21 1.45 5 0.34 24 1.65 5 0.34 24 1.65
24 600 n.a. n.a. n.a. n.a. n.a. n.a. n.a. n.a. n.a. n.a. n.a. n.a.
30 750 n.a. n.a. n.a. n.a. n.a. n.a. n.a. n.a. n.a. n.a. n.a. n.a.
36 900 n.a. n.a. n.a. n.a. n.a. n.a. n.a. n.a. n.a. n.a. n.a. n.a.

Patente Norte Americana número 4236648 e outras patentes internacionais. Revestimento em TEF disponível para discos de Ø2”e maiores. Anel dentado montado ao disco fabricado em aço inoxidável AISI 316. Outros materiais para o anel dentado disponíveis sob consulta. Pressões mínimas de ruptura aplicáveis para todas as temperaturas, pressões máximas de rupture a 22ºC (72ºF) . Para pressões inferiores às mínimas do disco JRS utilize o disco FRS. Para pressões superiores às máximas do disco JRS utilize discos S-90, RLS, SKR e Sigma. Hastelloy é marca registrada da Haynes International Inc., Monel e Inconel são marcas registradas da Inco Alloys International, Inc.

Material do Disco
Dimensão do Disco AISI316 Hastelloy® (Alloy C-276)
in mm Mínimo Máximo Mínimo Máximo
psig barg psig barg psig barg psig barg
1 25 24 1.65 180 12.41 24 1.65 180 12.41
1.5 40 22 1.52 150 10.34 22 1.52 150 10.34
2 50 20 1.38 120 8.27 20 1.38 120 8.27
3 80 18 1.24 80 5.52 18 1.24 80 5.52
4 100 16 1.1 70 4.83 16 1.1 70 4.83
6 150 14 0.97 50 3.45 14 0.97 50 3.45
8 200 12 0.83 42 2.89 12 0.83 42 2.89
10 250 12 0.83 36 2.48 n.a. n.a. n.a. n.a.
12 300 12 0.83 33 2.28 n.a. n.a. n.a. n.a.
14 350 9 0.62 30 2.07 n.a. n.a. n.a. n.a.
16 400 7 0.48 28 1.93 n.a. n.a. n.a. n.a.
18 450 6 0.41 26 1.79 n.a. n.a. n.a. n.a.
20 500 5 0.34 24 1.65 n.a. n.a. n.a. n.a.
24 600 5 0.34 22 1.52 n.a. n.a. n.a. n.a.
30 750 5 0.34 14 0.97 n.a. n.a. n.a. n.a.
36 900 5 0.34 14 0.97 n.a. n.a. n.a. n.a.

Patente Norte Americana número 4236648 e outras patentes internacionais. Revestimento em TEF disponível para discos de Ø2”e maiores. Anel dentado montado ao disco fabricado em aço inoxidável AISI 316. Outros materiais para o anel dentado disponíveis sob consulta. Pressões mínimas de ruptura aplicáveis para todas as temperaturas, pressões máximas de ruptura a 22ºC (72ºF) . Para pressões inferiores às mínimas do disco JRS utilize o disco FRS. Para pressões superiores às máximas do disco JRS utilize discos S-90, RLS, SKR e Sigma. Hastelloy é marca registrada da Haynes International Inc., Monel e Inconel são marcas registradas da Inco Alloys International, Inc.

Disco de Ruptura FRS™ Vinco Circular de Precisão
Disco de Ruptura Reverso

O Disco de Ruptura Modelo FRS é um disco reverso, com calota em formato de tronco de cone, para baixas pressões. Quando o disco atinge sua pressão de ruptura ele reverte abrindo ao longo de um vinco circular (presente na face de saída do disco de ruptura). Uma interrupção no vinco circular afere ao disco uma dobradiça a qual retém a calota após a sua reversão evitando assim a fragmentação.

  • Menor pressão de ruptura dos discos da família Sta-Saf
  • Materiais Disponíveis: Aço Inoxidável AISI 316, Níquel (Alloy 200), Inconel (Alloy 600) e Monel (Alloy 400).
  • Aplicável para gases e líquidos – especifique FRL™ para aplicações em líquido.
  • Projetado para não fragmentar
  • Resiste ao vácuo total ou contra pressão igual ou menor que a pressão de ruptura (consulte a BS&B para contra-pressões mais elevadas)
  • Aplicável para pressões de operação de até 90% da pressão de ruptura gravada na plaqueta e 95% da pressão mínima de ruptura (CEN ISO 4126-2 norma pendente)
  • Aplicável para pressões de operação de 90% da pressão mínima de ruptura para pressões de ruptura de até 40 psig (2.76 bar)
  • Relação segura de dano de 1. O disco danificado romperá com, no máximo, a pressão de ruptura gravada em sua plaqueta.
  • Recomendado para a isolação de válvulas de segurança
  • Revestimento opcional em TEF na face da entrada ou da saída do disco. Peça “revestimento de TEF” ou descreva os requisites especiais de material.

Monel e Inconel são marcas registradas da Inco Alloys International, Inc.

Dimensão do Disco Pressão de Ruptura a 22°C (72°F)
Mínimo Máximo
in mm psig barg psig barg
1 25 13.5 (36) 0.93 (2.5) 150 10.34
1.5 40 11.5 (16) 0.79 (1.1) 70 4.83
2 50 11.5 (14) 0.79 (1.0) 50 3.45

Patente Norte Americana número 4.526.303 e 5.082.133 e outras patentes internacionais. Para pressões de ruptura superiores às máximas do disco FRS utilize os discos de ruptura JRS, S-90, RLS, SKR e Sigma. Consulte a BS&B para aplicações com temperaturas de operação superiores a 177ºC (350° F).

Sensores de Alerta de Ruptura e Sistema SmartDisk™

Os sensores de alerta de ruptura são montados no lado da saída do Disco de Ruptura e, quando interligados apropriadamente em um sistema de controle da planta ou ao Disk Monitor da BS&B, provém a indicação da situação do disco de ruptura O Sensor de Alerta de Ruptura é um interruptor na forma de membrana que alterna de um circuito fechado para um circuito aberto quando o disco de ruptura ou válvula de segurança atuam. Consulte a BS&B para a seleção adequada do sensor e especificação (para mais informações veja o Catálogo 77-1012).

Alojamentos
SRB-7RS™, S90-7R™ e SRB-7FS™

  • Três pinos de posicionamento assimétricos asseguram a centralização e o correto posicionamento do disco de ruptura dentro do alojamento
  • Sistema de vedação metal-metal tipo “Bite” para discos de 2” (50mm) e maiores que assegura estanqueidade.
  • Calota do disco protegida pelo alojamento de entrada
  • Maximização do fluxo com abertura circular total
  • Setas indicam a direção do fluxo
  • Disponível com configurações especiais

Alojamento Pré-Montado Modelo S90-7R™

É posicionado entre os estojos de fechamento dos flanges de processo.

Possibilita a pré-montagem dos discos S-90 e FRS dentro do alojamento antes da instalação nos flanges de processo do sistema.

Os discos de ruptura montados em alojamentos de pré-montagem não podem ser reinstalados Na reinstalação, o disco de ruptura não assentará no alojamento da mesma maneira que da primeira vez potencializando vazamentos e comprometendo a vida útil do produto.

Materiais Padrão:
Aço Inoxidável AISI 316 e Aço Carbono.

Alojamento S90-7R Dimensão Classe de Pressão do Alojamento Distância face-a-face
in mm ANSI DIN JIS in
1 25 150 10/16 10/16 1.250
1 25 300/600 25/40 20/30/40 1.250
1 25 900/1500 1.750
1.5 40 150 10/16 10/16 1.250
1.5 40 300/600 25/40 20/30/40 1.250
1.5 40 900/1500  - 1.440
2 50 150 10/16 10/16 1.250
2 50 300/600 25/40 20/30/40 1.250
2 50 900/1500 1.620
3 80 150 10/16 10/16 1.376
3 80 300/600 25/40 20/30/40 1.500
3 80 900 1.750
4 100 150 10/16 10/16 1.719
4 100 300 25/40 20/30/40 1.719
4 100 600 1.719
6 150 150 10/16 10/16 2.500
6 150 300 25/40 20/30/40 2.500
6 150 600 - - 3.125
8 200 150 - - 3.375
8 200 300 - - 3.375
10 250 150 - - 6.000
10 250 300 - - 6.000
12 300 150 - - 5.688
12 300 300 - - 5.500
14 350 150 - - 5.625
14 350 300 - - 5.625
16 400 150 - - 6.375
16 400 300 - - 7.125
18 450 150 - - 7.500
18 450 300 - - 7.500
20 500 150 - - 6.250
20 500 300 - - 8.625
24 600 150 - - 7.000
24 600 300 - - 7.750
30* 750 - - - 12.000
36* 900  - - - 15.000

*Alojamentos de 30” e 36” conforme flanges MSS SP-44 Classe150.
Hastelloy é marca registrada da Haynes International Inc., Monel e Inconel são marcas registradas da Inco Alloys International, Inc.

Alojamentos Pré-Torqueados Modelo SRB-7RS™

Os alojamentos pré-torqueados originais SRB-7RS permitem que o fechamento adequado do disco dentro do alojamento seja realizado na oficina antes que ele seja montado entre os flanges de processo. Após montado, o conjunto “disco de ruptura e alojamento pré-torqueado” pode ser retirado de seu ponto de instalação, inspecionado, limpo (se necessário) e reinstalado desde que os parafusos de pré-torque não sejam soltos e o valor de torque mantido.

É posicionado entre os estojos de fechamento dos flanges de processo.

Um gancho, montado no alojamento de entrada, assegura que o alojamento está posicionado corretamente entre os flanges de processo quando através de um furo cego feito no perímetro do flange de entrada. O gancho possibilita uma constante sinalização visual da correta instalação.

Compatível com múltiplos flanges de processo, os alojamentos SRB-7RS montam em uma grande gama de flanges de processo normalizados internacionalmente que incluem ANSI, DIN, BS, AFNOR, UNI e JIS.

Para uma melhor resistência à corrosão são recomendados parafusos de pré-torque revestidos com fluorpolímero (cor azul). Estão disponíveis parafusos de pré-torque sem revestimento (aço carbono oxidado preto).

Materiais Padrão:
Aço Inoxidável AISI 316 e Aço Carbono. Também disponível em Alloy 400 (Monel®), Alloy 600 (Inconel®), Alloy C (Hastelloy®), AISI 316L, Titânio e Alloy C-276 (Hastelloy®).
Hastelloy é marca registrada da Haynes International Inc., Monel e Inconel são marcas registradas da Inco Alloys International.

Patente Norte Americana número 4751938 e outras patentes internacionais são aplicáveis.

Alojamento SRB-7RS Dimensão Classe de Pressão do Alojamento Distância face-a-face
in mm ANSI DIN JIS in
1 25 150 10/16 10/16 1.480
1 25 300/600 25/40 20/30/40 1.480
1 25 900/1500  -  - 3.000
1.5 40 150 10/16 10/16 1.680
1.5 40 300/600 25/40 20/30/40 1.680
1.5 40 900/1500  - 2.600
2 50 150 10/16 10/16 1.880
2 50 300/600 25/40 20/30/40 1.880
2 50 900/1500  - 3.375
3 80 150 10/16 10/16 2.170
3 80 300/600 25/40 20/30/40 2.170
3 80 900 3.500
4 100 150 10/16 10/16 2.880
4 100 300 25/40 20/30/40 2.880
4 100 600  - 2.500
6 150 150 10/16 10/16 3.624
6 150 300 25/40 20/30/40 3.624
6 150 600 3.062
8 200 150  - 3.750
8 200 300  - 3.750
10 250 150  - 4.313
10 250 300  - 4.313
12 300 150  - 4.625
12 300 300 5.250
14 350 150  - 5.250
14 350 300  - 5.875
16 400 150  -  - 6.375
16 400 300  -  - 7.125
18 450 150  -  - 7.375
18 450 300  -  - 7.875
20 500 150  - 8.437
20 500 300  - 8.625
24 600 150 10.250
24 600 300 10.750
30* 750 12.000
36* 900  - 15.000

*Alojamentos de 30” e 36” conforme flanges MSS SP-44 Classe150.

Alojamentos Pré-Torqueados SRB-7FS™

Com projeto similar ao do alojamento modelo SRB-7RS, o alojamento SRB-7FS tem a borda perfurada. O alojamento SRB-7FS é instalado entre os flanges de processo com os estojos passando através dos furos no perímetro alojamento.
Recomendado para aplicações com RTJ, acabamentos de face macho-fêmea, ou para alojamentos em Níquel (Alloy 200) ou Tântalo para alojamentos maiores que Ø1.1/2" (40mm).

Materiais Padrão:
Aço Inoxidável AISI316 e Aço Carbono. Disponível também em Níquel (Alloy 200) e Tântalo.

Produtos, especificações e todos os dados desta literatura estão sujeitos a alterações sem prévio aviso. Questões relacionadas à seleção de produto e especificações para aplicações específicas devem ser encaminhadas à BS&B Safety Systems.

Toda venda está sujeita às Condições Gerais de Vendas da BS&B Safety Systems. Nenhuma parte deste material deve ser interpretada como garantia de comerciabilidade ou adequação para um propósito particular.