O Sistema ECO-SAF |
O Sistema ECO-SAF
O disco de ruptura reverso ECR oferece alívio de sobrepressão para aplicações com gases ou líquidos. O disco ECR é projetado com um vinco circular perfurado no perímetro da calota do disco. As juntas, ativadas quando da montagem do disco no alojamento, cobrem a porção perfurada do vinco e fazem a vedação do conjunto. A energia da reversão do disco reverso permite que pressões significativamente baixas sejam atingidas sem a necessidade do uso de discos compostos (multicamadas). Quando atingida a pressão de ruptura do disco a sua calota se reverte abrindo ao longo da linha vincada perfurada aliviando assim a sobrepressão.
Aplicações
- Proteção contra sobrepressão nas pressões mais baixas disponíveis dos discos de ruptura reversos.
- Prevenção contra emissões de vasos de estocagem API. O disco ECR disk pode ser instalado abaixo da válvula de emergência isolando assim a válvula e eliminando vazamentos do fluido estocado. A “respiração” do vaso continua ocorrendo normalmente.
- Redução de vazamentos.
- Internos da válvula de custo mais baixo podem ser empregados para aplicações com fluidos corrosivos.
- Vida útil da válvula é estendida quando os internos estão isolados de fluidos corrosivos.
Características e Vantagens
- Dimensões de 1" (25 mm) a 24" (600 mm).
- Menores pressões de ruptura para discos de ruptura reversos.
- Projetados para não fragmentar.
- Alívio de sobrepressão para aplicações com gases/ vapores ou líquidos.
- Aplicável para pressões de operação até 90% da pressão mínima de ruptura.
- Alto desempenho em condições de pressão cíclica ou pulsante.
- Se instalado danificado o disco atuará na pressão de ruptura nominal.
- Resistente ao vácuo (suporte para vácuo adicional pode ser necessário).
- Baixa sensibilidade ao torque.
- Disco atua como selo positivo evitando emissões e vazamentos.
- Superfície convexa de acabamento liso é aplicável para aplicações limpas e de polimerização.
- Ideal para isolação de válvula de segurança.
- Materiais padrão, Níquel (Alloy 200), Monel (Alloy 400), Inconel (Alloy 600), AISI 316, Hastelloy C-276 (Alloy C-276) e Tântalo.
- Patentes Números: 5.368.180, 5.413.237 e 4.751.938.
O disco ECR é um disco de ruptura reverso para baixas pressões projetado com um vinco circular perfurado localizado no perímetro calota. Quando da ocorrência da sobrepressão, a calota do disco se reverte e se abre ao longo do vinco circular perfurado e se dobra contra um apoio posicionado no alojamento de saída. Este apoio assegura que a calota do disco seja retira após a ruptura do disco.
Relação de Operação*
A relação de operação de 90% permite que o processo opere com até 90% da máxima pressão de ruptura sem que seja comprometida a vida útil do disco.
*Relação entre a pressão de operação e a pressão de ruptura.
Materiais
O disco ECR está disponível em AISI 316, Níquel (Alloy 200), Monel (Alloy 400), Inconel (Alloy 600), Hastelloy C-276 (Alloy C-276) e Tântalo. Os materiais padrão das juntas são Buna N, Viton e FEP/ PTFE.
Consulte a BS&B para outros materiais.
Aplicações com Pressões Cíclicas e Pulsantes
O disco ECR tem longa vida útil em condições de pressão cíclicas e pulsantes.
Capacidade de Resistência ao Vácuo e Contrapressão
A capacidade de resistência a contrapressão e ao vácuo é de 0,5 a 2 vezes a pressão de ruptura do disco dependendo das condições de processo. Os valores de vácuo e contrapressão devem ser especificados no momento do pedido. Se necessário, um suporte para vácuo pode ser fornecido com o disco ECV. A capacidade de fluxo do disco pode ser reduzida em até 16% com a aplicação deste acessório. Consulte a BS&B.
Não Fragmentável
O disco ECR foi projetado para não fragmentar no momento da ruptura.
Temperaturas de Operação
A faixa de temperatura de operação depende do material das juntas de vedação do disco.
Juntas
Os discos são fornecidos com juntas de vedação montadas nos dois lados (entrada e saída) do disco de ruptura.
Material da Junta de Vedação | Faixa de Temperatura |
Buna N | -60°F to 230°F -51°C to 110°C |
Viton | -50°F to 400°F -46°C to 204°C |
FEP/PTFE* | -50°F to 400°F -46°C to 204°C |
*Lado de processo (entrada) do disco
Baixa Relação Segura de Dano
Se um disco for danificado acidentalmente antes ou durante a instalação, o disco romperá com uma pressão não maior que a pressão de ruptura de plaqueta do disco com a pressão atuando na superfície convexa do disco.
Aplicações Sanitárias e Assépticas
O disco de ruptura Eco-Saf, fabricado com materiais não contaminantes e apresentando superfície lisa volta para o processo são ideais para aplicações sanitárias e assépticas. A junta sanitária do disco afere estanqueidade quando instalado no alojamento modelo ER-C e fechado com braçadeira sanitária padrão.
O disco modelo ECR-S oferece alívio em vácuo com abertura plena e resistência em pressão positiva de 0,5 a 2 vezes a pressão de ruptura estampada em plaqueta (sujeito a condições de processo).
O disco modelo V/ECR-S oferece alívio com abertura plena em pressão positiva e resiste ao vácuo/ contrapressão de 0,5 a 2 vezes da pressão de ruptura estampada em plaqueta (sujeito às condições de processo).
O disco modelo V/ECT-S é um disco invertido com atuação para os dois lados que oferece alívio em vácuo e sobrepressão. O disco pode operar com até 90% do vácuo mínimo de ajuste para a abertura do disco e até 70% da pressão de abertura do disco para o lado de sobrepressão. Abertura plena no alívio de sobrepressão e até 16% de restrição na capacidade de fluxo para o alívio em vácuo.
Baixa Relação de Reversão
Se um disco modelo ECR ou V/ECR e alojamento forem instalados acidentalmente na direção errada, o disco romperá a uma pressão entre 0,5 e 2 vezes a pressão de ruptura do disco. A máxima pressão de reversão pode ser especificada quando da colocação do pedido.
Faixa de Fabricação
Os discos estão disponíveis com faixas de fabricação de 0%, 5% ou 10%. A faixa de fabricação deve ser aplicada “para baixo” da pressão de ruptura especificada para o disco de ruptura. Um disco com pressão de ruptura especificada de 3 psig (0,21 barg) e faixa de fabricação de 10%, por exemplo, terá sua pressão de ruptura estampada na plaqueta do disco entre 2,7 psig (0,19 barg) e 3 psig (0,21barg). Um disco com faixa de fabricação de 0% terá sua pressão de ruptura especificada estampada na plaqueta do disco.Tolerância
A tolerância de ruptura é a máxima variação admissível na pressão de ruptura estampada. Cada disco será adicionalmente marcado com a pressão mínima e máxima de ruptura.
Pressão de Ruptura Estampada | Tolerância
|
5 psig (0,34 barg) e acima | +/- 10% |
Até 5 psig (0,34 barg) | +/- 15% |
Outros Modelos de Disco
Os modelos V/ECR e V/ECV são os modelos ECR e ECV invertidos para aplicações em pressões muito baixas no caso de alívio em vácuo.
- O modelo V/ECR oferece alívio em vácuo com abertura plena e resistência em pressões positivas de 0,5 a 2 vezes a pressão de ruptura estampada em plaqueta (sujeito às condições de processo).
- O modelo V/ECV oferece alívio em vácuo e é fornecido com um suporte para pressão positiva no lado de alívio. Este suporte oferece resistência à pressão positiva e redução de até 16% na capacidade de fluxo do disco.
O modelo ECT é um disco que oferece alívio para sobrepressão e vácuo. O disco é aplicável para pressões de operação de até 90% da mínima pressão de ruptura (para alívio em sobrepressão) e até 70% do valor de ajuste para vácuo. Abertura total em vácuo e até 16% de redução na capacidade de fluxo do disco. Dimensões de 2" a 6".
O modelo V/ECT é um disco invertido que oferece alívio em vácuo e sobrepressão. O disco é aplicável para a operação de até 90% do valor mínimo de alívio de vácuo e até 70% da pressão de ruptura na condição de sobrepressão. Abertura plena no sentido de sobrepressão e até 16% de redução na capacidade de fluxo do disco em vácuo. Dimensões de 2" a 6".
Sensor para Disco de Ruptura
O sensor EC-Alert oferece alerta imediato do rompimento de um disco quando usado em conjunto com o Monitor de Disco de Ruptura ou outro equipamento elétrico de monitoramento compatível. O sensor EC-Alert está disponível para todos os tipos de disco incluindo os discos com atuação nos dois sentidos modelo ECT.
Alojamentos
Modelo do Disco | Modelo do Alojamento |
ECR, ECV | EC-7RS, EC-7R |
ECT | EC-7RS(1) |
V/ECR, V/ECV | VEC-7RS, VEC-7R(2) |
V/ECT | VEC-7RS(1) |
ECR-S | ER-C(3) |
V/ECR-S | VER-C(2)(3) |
V/ECT-S | VER-C(1)(3) |
(1)Assegure que as setas de orientação de fluxo do alojamento apontam para a direção correta.
(2) Os alojamentos EC-7RS e VEC-7RS são pré-torqueáveis. Os modelos EC-7R e VEC-7R são alojamentos tipo "spool" e são instalados no processo pelo fechamento dos flanges de padrão (ANSI, DIN, JIS e API).
(3) Para dimensões do alojamento veja o catálogo 77-4015, página 7 e os alojamentos modelo SR-C.
Alojamento Modelo EC-7RS (Dimensões de 1” a 24”)O disco ECR pode ser instalado no alojamento EC-7RS e os parafusos de pré-torque podem ser apertados em oficina (para o correto fechamento do conjunto) antes que o conjunto “disco de ruptura e alojamento” seja instalado no processo. O recurso do pré-torqueamento minimiza a possibilidade de vazamento no processo ou a falha do disco derivados de aperto incorreto.
Pinos assimétricos de posicionamento centralizam o disco no alojamento assegurando a correta direção da instalação do disco.
A aplicação do torque correto nos parafusos de pré-torque assegura que as juntas do disco atinjam a compressão necessária para que o disco alcance a condição estanque. O alojamento tem construção exclusiva de limite de aperto metal-metal evitando que o torque excessivo cause danos ao disco. Setas de fluxo indicam a direção do fluxo de processo durante o alívio. O alojamento EC-7RS pode ser retirado do processo, inspecionado e reinstalado sem que seja afetada sua pressão de ruptura desde que os parafusos de pré-torque não sejam desapertados.
Os alojamentos foram projetados para montar em flanges ANSI, DIN e JIS e são fabricados em AISI 316, Aço Carbono, Alumínio, Monel (Alloy 400), Inconel (Alloy 600), Hastelloy C-276 (Alloy C-276). Outros materiais podem ser solicitados.
Especificações do Alojamento EC-7RS
A | X | Y | ||||||||
Alojamento Modelo EC-7R (Dimensões de 1” a 24”)
Este alojamento se encaixa em flanges ANSI, DIN, JIS e API de baixas pressões de serviço. Pinos de posicionamento com localização assimétrica centralizam o disco no alojamento e asseguram a correta direção da instalação do disco. A aplicação do torque correto na instalação do alojamento entre os flanges de processo comprime as juntas do disco para que seja alcançada a condição estanque. O alojamento foi projetado para ter um limite tipo metal-metal a fim de evitar que o aperto excessivo danificasse o disco. Setas de indicação de fluxo apontam a direção do fluxo que ocorrerá quando da atuação do disco.
Quando o disco atua a calota do disco fica contida integralmente no alojamento EC-7R de saída. Isto elimina a interferência com as tubulações de descarga ou instrumentação. Olhais de içamento estão disponíveis para um manuseio mais fácil do alojamento que é especialmente útil para alojamentos de grandes dimensões.
O alojamento EC-7R está disponível em AISI 316, Aço Carbono, Alumínio ou materiais compostos de materiais de pouca massa. Outros materiais podem ser solicitados.
Especificações do Alojamento EC-7R