Rupture Disk
O Sistema ECO-SAF

O Sistema ECO-SAF

O Sistema ECO-SAF

O disco de ruptura reverso ECR oferece alívio de sobrepressão para aplicações com gases ou líquidos. O disco ECR é projetado com um vinco circular perfurado no perímetro da calota do disco. As juntas, ativadas quando da montagem do disco no alojamento, cobrem a porção perfurada do vinco e fazem a vedação do conjunto. A energia da reversão do disco reverso permite que pressões significativamente baixas sejam atingidas sem a necessidade do uso de discos compostos (multicamadas). Quando atingida a pressão de ruptura do disco a sua calota se reverte abrindo ao longo da linha vincada perfurada aliviando assim a sobrepressão.

Aplicações

  • Proteção contra sobrepressão nas pressões mais baixas disponíveis dos discos de ruptura reversos.
  • Prevenção contra emissões de vasos de estocagem API. O disco ECR disk pode ser instalado abaixo da válvula de emergência isolando assim a válvula e eliminando vazamentos do fluido estocado. A “respiração” do vaso continua ocorrendo normalmente.
Isolação de Válvula de Segurança, o disco ECR pode ser instalado na entrada da válvula de segurança oferecendo os benefícios que seguem:
  • Redução de vazamentos.
  • Internos da válvula de custo mais baixo podem ser empregados para aplicações com fluidos corrosivos.
  • Vida útil da válvula é estendida quando os internos estão isolados de fluidos corrosivos.

Características e Vantagens

  • Dimensões de 1" (25 mm) a 24" (600 mm).
  • Menores pressões de ruptura para discos de ruptura reversos.
  • Projetados para não fragmentar.
  • Alívio de sobrepressão para aplicações com gases/ vapores ou líquidos.
  • Aplicável para pressões de operação até 90% da pressão mínima de ruptura.
  • Alto desempenho em condições de pressão cíclica ou pulsante.
  • Se instalado danificado o disco atuará na pressão de ruptura nominal.
  • Resistente ao vácuo (suporte para vácuo adicional pode ser necessário).
  • Baixa sensibilidade ao torque.
  • Disco atua como selo positivo evitando emissões e vazamentos.
  • Superfície convexa de acabamento liso é aplicável para aplicações limpas e de polimerização.
  • Ideal para isolação de válvula de segurança.
  • Materiais padrão, Níquel (Alloy 200), Monel (Alloy 400), Inconel (Alloy 600), AISI 316, Hastelloy C-276 (Alloy C-276) e Tântalo.
  • Patentes Números: 5.368.180, 5.413.237 e 4.751.938.

O disco ECR é um disco de ruptura reverso para baixas pressões projetado com um vinco circular perfurado localizado no perímetro calota. Quando da ocorrência da sobrepressão, a calota do disco se reverte e se abre ao longo do vinco circular perfurado e se dobra contra um apoio posicionado no alojamento de saída. Este apoio assegura que a calota do disco seja retira após a ruptura do disco.

Relação de Operação*

A relação de operação de 90% permite que o processo opere com até 90% da máxima pressão de ruptura sem que seja comprometida a vida útil do disco.
*Relação entre a pressão de operação e a pressão de ruptura.

Materiais

O disco ECR está disponível em AISI 316, Níquel (Alloy 200), Monel (Alloy 400), Inconel (Alloy 600), Hastelloy C-276 (Alloy C-276) e Tântalo. Os materiais padrão das juntas são Buna N, Viton e FEP/ PTFE.
Consulte a BS&B para outros materiais.

Aplicações com Pressões Cíclicas e Pulsantes

O disco ECR tem longa vida útil em condições de pressão cíclicas e pulsantes.

Capacidade de Resistência ao Vácuo e Contrapressão

A capacidade de resistência a contrapressão e ao vácuo é de 0,5 a 2 vezes a pressão de ruptura do disco dependendo das condições de processo. Os valores de vácuo e contrapressão devem ser especificados no momento do pedido. Se necessário, um suporte para vácuo pode ser fornecido com o disco ECV. A capacidade de fluxo do disco pode ser reduzida em até 16% com a aplicação deste acessório. Consulte a BS&B.

Não Fragmentável

O disco ECR foi projetado para não fragmentar no momento da ruptura.

Temperaturas de Operação

A faixa de temperatura de operação depende do material das juntas de vedação do disco.

Juntas

Os discos são fornecidos com juntas de vedação montadas nos dois lados (entrada e saída) do disco de ruptura.

Material da Junta de Vedação Faixa de Temperatura
Buna N -60°F to 230°F    -51°C to 110°C
Viton -50°F to 400°F    -46°C to 204°C
FEP/PTFE* -50°F to 400°F    -46°C to 204°C

*Lado de processo (entrada) do disco

Baixa Relação Segura de Dano

Se um disco for danificado acidentalmente antes ou durante a instalação, o disco romperá com uma pressão não maior que a pressão de ruptura de plaqueta do disco com a pressão atuando na superfície convexa do disco.

Aplicações Sanitárias e Assépticas

O disco de ruptura Eco-Saf, fabricado com materiais não contaminantes e apresentando superfície lisa volta para o processo são ideais para aplicações sanitárias e assépticas. A junta sanitária do disco afere estanqueidade quando instalado no alojamento modelo ER-C e fechado com braçadeira sanitária padrão.

O disco modelo ECR-S oferece alívio em vácuo com abertura plena e resistência em pressão positiva de 0,5 a 2 vezes a pressão de ruptura estampada em plaqueta (sujeito a condições de processo).

O disco modelo V/ECR-S oferece alívio com abertura plena em pressão positiva e resiste ao vácuo/ contrapressão de 0,5 a 2 vezes da pressão de ruptura estampada em plaqueta (sujeito às condições de processo).

O disco modelo V/ECT-S é um disco invertido com atuação para os dois lados que oferece alívio em vácuo e sobrepressão. O disco pode operar com até 90% do vácuo mínimo de ajuste para a abertura do disco e até 70% da pressão de abertura do disco para o lado de sobrepressão. Abertura plena no alívio de sobrepressão e até 16% de restrição na capacidade de fluxo para o alívio em vácuo.

Baixa Relação de Reversão

Se um disco modelo ECR ou V/ECR e alojamento forem instalados acidentalmente na direção errada, o disco romperá a uma pressão entre 0,5 e 2 vezes a pressão de ruptura do disco. A máxima pressão de reversão pode ser especificada quando da colocação do pedido.

Faixa de Fabricação

Os discos estão disponíveis com faixas de fabricação de 0%, 5% ou 10%. A faixa de fabricação deve ser aplicada “para baixo” da pressão de ruptura especificada para o disco de ruptura. Um disco com pressão de ruptura especificada de 3 psig (0,21 barg) e faixa de fabricação de 10%, por exemplo, terá sua pressão de ruptura estampada na plaqueta do disco entre 2,7 psig (0,19 barg) e 3 psig (0,21barg). Um disco com faixa de fabricação de 0% terá sua pressão de ruptura especificada estampada na plaqueta do disco.

Tolerância

A tolerância de ruptura é a máxima variação admissível na pressão de ruptura estampada. Cada disco será adicionalmente marcado com a pressão mínima e máxima de ruptura.

Pressão de Ruptura Estampada Tolerância
5 psig (0,34 barg) e acima +/- 10%
Até 5 psig (0,34 barg) +/- 15%

Outros Modelos de Disco

Os modelos V/ECR e V/ECV são os modelos ECR e ECV invertidos para aplicações em pressões muito baixas no caso de alívio em vácuo.

  • O modelo V/ECR oferece alívio em vácuo com abertura plena e resistência em pressões positivas de 0,5 a 2 vezes a pressão de ruptura estampada em plaqueta (sujeito às condições de processo).
  • O modelo V/ECV oferece alívio em vácuo e é fornecido com um suporte para pressão positiva no lado de alívio. Este suporte oferece resistência à pressão positiva e redução de até 16% na capacidade de fluxo do disco.

O modelo ECT é um disco que oferece alívio para sobrepressão e vácuo. O disco é aplicável para pressões de operação de até 90% da mínima pressão de ruptura (para alívio em sobrepressão) e até 70% do valor de ajuste para vácuo. Abertura total em vácuo e até 16% de redução na capacidade de fluxo do disco. Dimensões de 2" a 6".

O modelo V/ECT é um disco invertido que oferece alívio em vácuo e sobrepressão. O disco é aplicável para a operação de até 90% do valor mínimo de alívio de vácuo e até 70% da pressão de ruptura na condição de sobrepressão. Abertura plena no sentido de sobrepressão e até 16% de redução na capacidade de fluxo do disco em vácuo. Dimensões de 2" a 6".

Sensor para Disco de Ruptura

O sensor EC-Alert oferece alerta imediato do rompimento de um disco quando usado em conjunto com o Monitor de Disco de Ruptura ou outro equipamento elétrico de monitoramento compatível. O sensor EC-Alert está disponível para todos os tipos de disco incluindo os discos com atuação nos dois sentidos modelo ECT.

Alojamentos

Modelo do Disco Modelo do Alojamento
ECR, ECV EC-7RS, EC-7R
ECT EC-7RS(1)
V/ECR, V/ECV VEC-7RS, VEC-7R(2)
V/ECT VEC-7RS(1)
ECR-S ER-C(3)
V/ECR-S VER-C(2)(3)
V/ECT-S VER-C(1)(3)

(1)Assegure que as setas de orientação de fluxo do alojamento apontam para a direção correta.

(2) Os alojamentos EC-7RS e VEC-7RS são pré-torqueáveis. Os modelos EC-7R e VEC-7R são alojamentos tipo "spool" e são instalados no processo pelo fechamento dos flanges de padrão (ANSI, DIN, JIS e API).

(3) Para dimensões do alojamento veja o catálogo 77-4015, página 7 e os alojamentos modelo SR-C.

Alojamento Modelo EC-7RS (Dimensões de 1” a 24”)

O disco ECR pode ser instalado no alojamento EC-7RS e os parafusos de pré-torque podem ser apertados em oficina (para o correto fechamento do conjunto) antes que o conjunto “disco de ruptura e alojamento” seja instalado no processo. O recurso do pré-torqueamento minimiza a possibilidade de vazamento no processo ou a falha do disco derivados de aperto incorreto.

Pinos assimétricos de posicionamento centralizam o disco no alojamento assegurando a correta direção da instalação do disco.

A aplicação do torque correto nos parafusos de pré-torque assegura que as juntas do disco atinjam a compressão necessária para que o disco alcance a condição estanque. O alojamento tem construção exclusiva de limite de aperto metal-metal evitando que o torque excessivo cause danos ao disco. Setas de fluxo indicam a direção do fluxo de processo durante o alívio. O alojamento EC-7RS pode ser retirado do processo, inspecionado e reinstalado sem que seja afetada sua pressão de ruptura desde que os parafusos de pré-torque não sejam desapertados.

Os alojamentos foram projetados para montar em flanges ANSI, DIN e JIS e são fabricados em AISI 316, Aço Carbono, Alumínio, Monel (Alloy 400), Inconel (Alloy 600), Hastelloy C-276 (Alloy C-276). Outros materiais podem ser solicitados.

Especificações do Alojamento EC-7RS

Dimensão Nominal
Classe de Pressão do Alojamento
Espessura
Dimensões
A X Y
i n
mm
ANSI
DIN
JIS
Inches
mm
Inches
mm
Inches
mm
1
25
150
-
-
1.34
34
2.63
67
2.63
67
1
25
300/600
6/10/16/25/40
10/16/20/25/40
1.34
34
2.88
73
2.88
73
1.5
40
150
-
10/16/20
1.52
39
3.38
86
3.38
86
1.5
40
300/600
6/10/16/25/40
30/40
1.52
39
3.75
95
3.75
95
2
50
150/300/600
6/10/16/25/40
10/16/20/30/40
1.70
43
4.13
105
4.13
105
3
80
150/300/600
6/10/16/25/40
16/20/30/40
2.08
53
5.25
133
5.25
133
3
80
-
-
10
2.08
53
4.75
121
4.75
121
4
100
150/300
6/10/16/25/40
16/20/30/40
2.70
69
6.25
159
6.25
159
4
100
-
-
10
2.70
69
Pétala
4
100
600
-
-
2.70
69
 7.63" OD/194mm OD
6
150
150/300
6/10/16/25/40
10/30/40
3.44
87
Pétala
6
150
-
-
16/20
3.44
87
Pétala
6
150
600
-
-
3.44
87
 10.38" OD/264 mm OD
8
200
150/300
-
-
3.71
94
Pétala
10
250
150/300
-
-
5.80
147
Pétala
12
300
150
-
-
5.80
147
 16" OD/406. mm OD
12
300
300
-
-
5.80
147
 16.50" OD/419 mm OD 
14
350
150
-
-
6.15
156
 17.75" OD/451 mm OD
14
350
300
-
-
6.15
156
 19" OD/483 mm OD
16
400
150
-
-
7.40
188
20.125"OD/511mm OD 
16
400
300
-
-
7.40
188
 21.125" OD/536 mm OD
18
450
150
-
-
8.10
206
21.5"OD/546 mm OD 
18
450
300
-
-
8.10
206
 23.38" OD/594 mm OD
20
500
150
-
-
8.84
225
 23.75" OD/603 mm OD
20
500
300
-
-
8.84
225
 25.63"OD/651 mm OD
24
600
150
-
-
10.28
261
 28.13" OD/714 mm OD
24
600
300
-
-
10.28
261
 30.38" OD/771.5 mm OD

Alojamento Modelo EC-7R (Dimensões de 1” a 24”)

Este alojamento se encaixa em flanges ANSI, DIN, JIS e API de baixas pressões de serviço. Pinos de posicionamento com localização assimétrica centralizam o disco no alojamento e asseguram a correta direção da instalação do disco. A aplicação do torque correto na instalação do alojamento entre os flanges de processo comprime as juntas do disco para que seja alcançada a condição estanque. O alojamento foi projetado para ter um limite tipo metal-metal a fim de evitar que o aperto excessivo danificasse o disco. Setas de indicação de fluxo apontam a direção do fluxo que ocorrerá quando da atuação do disco.

Quando o disco atua a calota do disco fica contida integralmente no alojamento EC-7R de saída. Isto elimina a interferência com as tubulações de descarga ou instrumentação. Olhais de içamento estão disponíveis para um manuseio mais fácil do alojamento que é especialmente útil para alojamentos de grandes dimensões.

O alojamento EC-7R está disponível em AISI 316, Aço Carbono, Alumínio ou materiais compostos de materiais de pouca massa. Outros materiais podem ser solicitados.

Especificações do Alojamento EC-7R

Dimensão Nominal
Diâmetro Externo “A”
Altura do Alojamento “B”
ANSI 150
DIN PN 16
in
mm
in
mm
in
mm
in
mm
1
25
2.5
64
2.8
71
2.38
60
1.5
40
3.25
83
3.62
92
3.00
76
2
50
4.0
102
4.21
107
4.00
102
3
80
5.25
133
5.59
142
5.13
130
4
100
6.75
172
6.38
162
6.25
159
6
150
8.63
219
8.54
218
8.68
220
8
200
10.88
276
10.71
273
11.30
287
10
250
13.25
337
12.91
327
14.00
355
12
300
16.00
406
15.08
383
16.75
425
14
350
17.63
448
17.44
443
18.62
473
16
400
20.13
511
19.49
495
21.35
542
18
450
21.50
546
21.85
555
24.00
610
20
500
23.75
604
24.29
617
26.75
679
24
600
28.13
714
28.9
734
32.00
813